O que é insuficiência hormonal e como reconhecê-la nos homens

Os hormônios são importantes para a saúde humana. Quando uma violação do nível normal destas substâncias começa a aparecer doenças. O fracasso hormonal em homens observa-se em certa idade, como em mulheres.

Fonte, Aumento peniano

A saúde do coração, vasos sanguíneos, sistemas nervoso, reprodutivo e tecido ósseo depende dos níveis hormonais no corpo. As células sexuais masculinas também afetam o humor, desempenho e vitalidade.

Hormônios importantes do corpo masculino

O principal hormônio masculino testosterona é sintetizado nos testículos e glândulas supra-renais. A testosterona é diferente para cada idade, o desvio da média é considerado como um distúrbio hormonal nos homens. Isso pode levar a inúmeras doenças, depressão, retardo de crescimento.

O pico de produção de testosterona é responsável por 25 a 30 anos, e então seu nível começa a diminuir. Este hormônio é responsável pela atividade sexual, massa muscular, estado emocional de um homem. Outros hormônios masculinos – andrógenos – fornecem músculos fortes, afetam o desenvolvimento oportuno de características sexuais secundárias.

Além disso, existem hormônios femininos nos homens – isso é estrogênio. Eles afetam a libido, controlam a troca de cálcio nos ossos, participam da maturação das células germinativas. Com a obesidade no corpo masculino, são mais hormônios femininos que são produzidos, de modo que a figura de tal homem adquire a forma feminina (a gordura é depositada nas coxas e no peito).

Os hormônios são substâncias biologicamente ativas que estimulam processos nos sistemas e órgãos internos. A principal função dos hormônios sexuais no corpo masculino é controlar o trabalho dos genitais, que devem estar ativamente envolvidos no processo de concepção. Quando violações e desvios nesta área começam a desenvolver complicações.

Possíveis causas de falha no corpo masculino

Normalmente, os problemas de saúde nos homens começam na velhice, mas cada vez mais os jovens aprendem com a sua experiência o que é um desequilíbrio hormonal. Mudanças no estilo de vida e no meio ambiente afetam o corpo humano.

  • Causas de distúrbios hormonais são:
  • trauma genital, como testículos;
  • baixa atividade física;
  • ecologia adversa (influência da radiação);
  • doenças endócrinas, como diabetes;
  • doenças das glândulas endócrinas;
  • intoxicação aguda ou persistente do corpo (álcool, nicotina);
  • doenças infecciosas;
  • estresse constante, falta de sono;

Sistema hormonal masculino é muito frágil, sua condição é influenciada por muitos fatores. Assim, a troca e liberação de hormônios sexuais dependem do funcionamento normal dos rins e do fígado. De acordo com os resultados de estudos recentes, produtos químicos domésticos, como detergentes em pó, xampus e produtos químicos de limpeza, afetam negativamente a produção de testosterona. Substâncias nocivas em alimentos e embalagens afetam negativamente a síntese de células germinativas masculinas.

Especialmente a cerveja é ruim para a saúde sexual masculina. Ele contém análogos de hormônios sexuais femininos – fitoestrogênios. Estas são substâncias ativas que inibem a formação de testosterona. Como resultado, as células sexuais femininas começam a predominar no corpo, o que afeta a mudança na forma da figura e a diminuição da função sexual.

É importante! O superaquecimento dos testículos afeta negativamente a produção de hormônios sexuais masculinos. A temperatura normal dos órgãos genitais masculinos é de cerca de 35 graus. Vestindo roupas estreitas que são muito quentes provoca superaquecimento.

Distúrbios hormonais em homens mais velhos estão associados à idade. A proporção de hormônios femininos, em vez de homens, está aumentando. Isso leva a um aumento no peso corporal. É na camada de gordura subcutânea que a leptina é sintetizada, o que também reduz a produção de testosterona. Gradualmente, as células sexuais masculinas serão substituídas por mulheres. Este processo é chamado de menopausa masculina.