A real função de um Ortodontista

Você finalmente decidiu obter o sorriso dos seus sonhos, mas em quem você deve confiar para realizar este tratamento e lhe proporcionar o resultado ideal? Podemos ajudar você a entender a diferença entre um ortodontista e um dentista para garantir que você tome as melhores decisões para o seu sorriso.

Não importa se você está se perguntando “o que é um ortodontista?” Ou simplesmente quer saber mais sobre as opções de tratamento oferecidas a você e, em seguida, continue a ler para saber mais sobre ortodontia.

O que é um ortodontista?

Ortodontistas são especialistas em odontologia que são treinados na Universidade na prevenção, diagnóstico e tratamento de irregularidades dentárias e faciais. Eles fornecem uma ampla gama de opções de tratamento para endireitar os dentes tortos, corrigir mordidas ruins e alinhar as mandíbulas corretamente.

Enquanto os ortodontistas são conhecidos principalmente por endireitar os dentes, eles também podem ajudar com mordidas dolorosas e desalinhadas, movimentos dentários causados ​​por maus hábitos, como chupar o dedo, e até mesmo algumas formas de apneia do sono.

Se você está se perguntando o que um ortodontista pode fazer pelo seu sorriso, faça uma consulta para fazer uma avaliação, não é necessário encaminhamento.

Qual é a diferença entre um ortodontista e um dentista?

Ortodontistas e dentistas compartilham muitas semelhanças – eles trabalham juntos para ajudá-lo a melhorar sua saúde bucal em geral – mas eles realmente funcionam de maneiras muito diferentes. Dentistas cobrem uma ampla gama de problemas de saúde bucal.

Um ortodontista, por outro lado, é um especialista em odontologia que se concentra em questões como endireitar os dentes e corrigir padrões de mordida inadequados.

Para que os pacientes tomem decisões informadas sobre o tratamento, é importante estar ciente de algumas diferenças fundamentais entre ortodontistas e dentistas:

Dentistas

Mauro Rotband – dentista tijuca
  • Um dentista geral é semelhante ao seu médico de família GP – eles são médicos generalistas qualificados que podem diagnosticar e tratar problemas e doenças comuns que afetam seus dentes, boca e gengivas.
  • Dentistas completam um Grau Geral de Odontologia.
  • Eles são especialistas em atendimento odontológico geral e manutenção para todas as idades. Eles também realizam procedimentos odontológicos cosméticos, como clareamento dental, facetas de porcelana e coroas.
  • Ao contrário dos ortodontistas, os dentistas não são treinados na universidade na montagem de órteses ou na supervisão de outros tratamentos ortodônticos
  • A maioria dos dentistas gerais encaminhará pacientes e sua própria família que necessitam de tratamento ortodôntico para ortodontistas especialistas.

Ortodontistas

Os ortodontistas são especialistas em odontologia registrados que completaram mais três anos de treinamento universitário em tempo integral em ortodontia, crescimento e desenvolvimento facial, biologia e biomecânica (possuem um Grau Geral de Odontologia + Grau de Ortodontia Especialista).

Há apenas 3-4 ortodontistas treinados a cada ano em 5 universidades australianas credenciadas e os únicos dentistas melhores são selecionados para esses programas de treinamento.

Os ortodontistas são especialistas em crescimento facial e desenvolvimento dentário. Eles diagnosticam e tratam dentes tortos, mordidas ruins e mandíbulas mal alinhadas.

Os ortodontistas são especialistas em todas as opções e tecnologias de tratamento ortodôntico para crianças, adolescentes e adultos.

Quais opções de tratamento ortodôntico estão disponíveis?

Usando seu conhecimento e perícia em irregularidades faciais e movimentos dos dentes, um ortodontista pode ajudá-lo a entender qual das opções de tratamento disponíveis será melhor para você ou seu filho.

Entre placas fixas e removíveis, suportes metálicos, suportes cerâmicos, suportes linguais (invisíveis) e alinhadores transparentes, existem tratamentos adequados a todas as necessidades e estilos de vida.

É melhor marcar uma consulta com seu ortodontista antes de decidir sobre a opção de tratamento que você gostaria, porque cada caso é diferente e pode exigir uma opção de tratamento ortodôntico em particular.

Como eu sei quando preciso de um ortodontista?

Você deve ter um lar ortodôntico aos 7 anos de idade. Quando se trata de tratamento ortodôntico, incluindo tratamento interceptivo precoce, contraventamentos e alinhadores, recomendamos que os pacientes consultem um ortodontista especialista.

Os pacientes devem continuar a consultar seu dentista para exames regulares e limpeza durante todo o tratamento ortodôntico, já que eles desempenham um papel muito importante na manutenção da boa saúde bucal durante o tratamento.

Ortodontistas e dentistas sempre trabalharão juntos para alcançar os melhores resultados para você e seus filhos. Embora o encaminhamento de um dentista não seja necessário para você ser visto por um ortodontista, é sempre uma boa ideia primeiro consultar o dentista da sua família para fazer um check-up e solicitar um encaminhamento a um ortodontista especializado para que ele tenha um bom trabalho